sexta-feira, 3 de maio de 2013

Brincadeiras Folclóricas

O que são brincadeiras folclóricas? Bem diretamente, podemos citar que são brincadeiras folclóricas todas aquelas que são passadas de geração pra geração. A maior parte dessas brincadeiras são realizadas em grupos, promovendo então uma maior integração social da criança. A preservação dessas brincadeiras é de extrema importância pra cultura brasileira. Por mais que o tempo passe, e por mais que as crianças estejam cada vez mais interessadas em brinquedos tecnológicos, o interesse por essas brincadeiras sempre existe, e elas adoram!
Citarei aqui agora algumas brincadeiras, que você com certeza terá ótimas lembranças delas em sua infância. Aproveite!
  • Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.
  • Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos).
  • Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa  ter que fazer o mesmo.
  • Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base. Lembrando que não pode vigiar caixão! (Expressão usada pelas crianças para dizer que não é válido ficar somente na base esperando alguma outra criança que se escondeu aparecer).
  • Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega. 
  • Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.
  • Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.
Aí estão algumas brincadeiras típicas que com certeza você já se divertiu com elas! Aproveitando todo esse clima, vou ensinar agora a criar uma bonequinha de sabugo de milho. Eu particularmente, adorava! O meu maior prazer era eu mesma criar as minhas próprias bonecas. Em todo esse contexto, até abandonava as de plástico. Vou ensinar a fazer exatamente como eu fazia. Não é das mais bonitas como as oferecidas no mercado, mas vai ser produzida por você. Então vamos lá!

Vamos precisar somente de uma espiga de milho seca, ainda com cabelo, e com palha. Se quiser uma boneca mais personalizada, pode também separar botões, panos para as roupinhas, barbante para fazer os cabelos, canetinhas pra pintar o rosto, o que a imaginação mandar! 
Do modo mais simples a ser feito, ela fica assim.
  • Com a espiga de milho seca, passe um pouquinho de cola no cabelo do milho, e cole na ponta do milho, que será a cabeça da boneca. 
  • Com a palha do milho, faça vestidinhos, amarre com barbantes, e pronto! Pode também enrolar o corpo da boneca (a espiga) com um pano, pregar botões, além de fazer um rostinho pra sua nova boneca!
  


Boneca de espiga de milho

Quando comecei a sonhar?
A povoar estes sonhos
De fantasias lindas e encantadoras...
Quem sabe tudo começou com as bonecas
de espiga de milho
Minhas formosas bonequinhas de espiga
de milho...
Fecho os olhos e o tempo corre para trás...
Descascar cuidadosamente a espiga de milho
folha por folha
Eis que surge o cabelinho intacto
Com minhas mãozinhas leves, trançar o cabelinho
Que trança formosa, me despertando sentimentos
de prazer e orgulho da minha obra
Dos guardados de minha mãe vinha o paninho
que imediatamente se transformava numa manta que
minhas mãozinhas caprichosamente enrolavam na
bonequinha filhinha
Me espelhando na minha mãe
Aprendendo...
Minha mãe a mais linda de todas, meu porto seguro
Minha preciosa bonequinha de espiga de milho
Impossível existir outra mais bela e que me
causasse tanto prazer
Minha maravilhosa bonequinha loura de espiga de milho
Inesquecível...  
                                   
                                                                                                                                  Maria.

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/brincadeiras_folclore.htm 
http://luzdaminhaalma.blogspot.com.br/2012/05/boneca-de-esp-iga-de-milho-quando.html 
http://www4.pucsp.br/educacao/brinquedoteca/downloads/a_arte_de_fazer_brinquedos.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário